quarta-feira, 22 de setembro de 2010

mundo da cegueira

«No mundo dos cegos, encontram-se maravilhas jamais vistas por aqueles que possuem os olhos bem abertos para o mundo. Na verdade, as maiores, mais belas, mais desejadas e gostosas coisas da vida, não estão por aí, espalhadas na face da terra à disposição de todos. Estão, sim, reservadas para poucos, somente para aqueles que conseguem enxergar, não com os olhos, mas com a virtude da consciência, do respeito e da dignidade humana. 
       Não enxergar é ter nos olhos a sensibilidade e a percepção de conseguir imagens criadas pela mente e, tenham a certeza de que todas são muito maiores e belas do que as deixadas à nossa disposição.»

                           o maravilhoso mundo dos cegos


peças inspiradas na metamorfose

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

para além dos olhos


«Quando penso naquele período de quase uma década em que trabalhei como repórter no então jornal de maior circulação da Paraíba, sinto como se houvesse ultrapassado uma convenção, uma fronteira; como se houvesse escalado um monte muito alto, para perceber o mundo à minha volta por sobre a estreita cúpula de pedra.
Só hoje tenho consciência do que fiz, em todos aqueles anos em que dactilografava os acontecimentos cotidianos da minha cidade, do meu país; por baixo do texto objectivo, de parágrafos curtos, insinuava-se uma outra escrita: um outro texto que dizia que cegueira e jornalismo não são incompatíveis; uma outra gramática de relações em que dialogavam o Braille, a dactilografia e a linguagem jornalística na construção dos furos de reportagem que então fui capaz de produzir

Joana Belarmino 

cegueira

«A cegueira que cega cerrando os olhos não é a maior cegueira; a que cega deixando os olhos abertos, essa sim, é  a mais cega de todas.» António Vieira

conceito

Hoje acordei no mundo da escuridão, no mundo onde não via nada e ao mesmo tempo via tudo o que se passava ao meu redor. Será? Será que todas as pessoas que vivem nesse mundo da escuridão não vêm para além do que os seus olhos lhe permitem ver?